quinta-feira, 28 de outubro de 2010

10 mandamentos para emagrecer com saúde

Dieta da Lua, da Sopa, dos Sete Grãos, do chá, do abacaxi, da clara do ovo, da hidratação e etc. A cada dia surgem novas dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido e sem muito esforço. “Elas não são individualizada, ou seja, não levam em consideração que cada indivíduo tem suas necessidades nutricionais específicas a depender de critérios como peso, idade, sexo e objetivo do tratamento”, diz o médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia e criador do site metabolikey.com. Logo abaixo, ele lista os dez mandamentos para quem deseja emagrecer com saúde:



1- Saiba o porquê de querer fazer uma dieta e procure um médico;
2- Verifique se há transtornos de fundo emocional e harmonize-se. Nada adianta começar uma dieta para resolver o problema do peso se há outros problemas "escondidos";
3- Evite as "dietas da moda";
4- Respeite os horários das refeições;
5- Coma verduras, legumes e outros alimentos hipocalóricos;
6- Mantenha o equilíbrio constante na alimentação;
7- Pratique exercícios físicos;
8- Cuide de seu sono. "Quem não dorme, engorda. Mas não falo apenas da quantidade de sono, que é relativa, mas da qualidade dele”, acrescenta o médico Cristiano Merheb;
9- Não apele para medicamentos milagrosos;
10-Não belisque!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Farinha, escolha a sua para detonar os quilinhos extras

Que tal pedir ajuda para a família dos farináceos para emagrecer? Conheça a propriedade de cada uma e eleja a sua para torrar os quilinhos a mais!



1. Farinha de maracujá
Ela impede a absorção de parte da gordura presente nos alimentos. A responsável por essa ação é a pectina, presente aos montes na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra solúvel, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No estômago, a pectina se transforma num gel e diminui a fome.

2. Farinha de banana verdeO forte dessa farinha é o amido resistente. Ele reduz a carga glicêmica da refeição evitando picos de açúcar no sangue e o aumento da produção de insulina – hormônio que, em excesso, faz o organismo estocar gordura. Os estudos ainda revelam que, no intestino, esse amido alimenta as bactérias do bem. Resultado: o intestino funciona melhor e perder peso fica mais fácil.

3. Farinha de linhaça
Na forma de farinha, a linhaça se mostrou ainda mais eficiente para afinar a cintura. Isso porque o
ômega 3, guardado dentro da semente, fica mais acessível e deixa as células menos inflamadas. Essa gordura boa ainda interfere na leptina – hormônio que controla o apetite. Triture a semente em   casa para preservar o ômega 3. Outra opção é comprar a farinha estabilizada, mas, ainda assim, armazene-a num pote escuro e na geladeira.

4. Farinha de berinjela
Com até dez vezes mais fibras que a berinjela in natura, a farinha ajuda a tirar a fome. Pesquisadores
da UFRJ acompanharam dois grupos de mulheres que se submeteram a uma dieta hipocalórica. Um deles, no entanto, aderiu a farinha no dia a dia e teve mais facilidade de seguir a dieta, perdendo mais peso que o outro grupo.

5. Farinha de frutas e cereais
Mix de casca de frutas (uva e maçã) e sementes (linhaça), ela concentra fibras e ômega 3. Quando
chegam ao estômago, as fibras, especialmente as solúveis, aumentam os níveis de CCK (outro hormônio que controla o apetite). “Estudos recentes também mostraram que o ômega 3 pode equilibrar os níveis de insulina no organismo e, com isso, regular a leptina”, diz Andrea Dario.

VEJA COMO ACRESCENTAR NA SUA DIETA

*Fonte: Revista Boa Forma

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Efeito Platô: quando você para de emagrecer

Não existe nada mais desanimador do que seguir uma dieta, fazer exercícios, indo bem em seu emagrecimento e, de repente, perceber que os ponteiros da balança já não saem mais do lugar. Dá-se o nome de efeito platô a estabilização de peso após um período de dieta. “Diante do efeito platô, a primeira e mais importante ação é persistir na dieta. Com o tempo o organismo volta a trabalhar com os níveis hormonais mais baixos, reiniciando um ciclo de emagrecimento. Outro ponto importante é manter a atividade física, às vezes com pequenas mudanças nos exercícios realizados, visando a manutenção da massa muscular, extremamente importante para o gasto de caloria”, diz o médico Cristiano Merheb, especialista em Nutrologia e criador do site metabolikey.com. Logo abaixo, ele dá dicas para driblar o efeito platô:

· Procure um médico para fazer uma reeducação alimentar.;
· Procure anotar a dieta em um diário ou em um blog. Você pode ajudar pode ajudar outras pessoas com trocas de experiências;
· Crie metas de exercícios e, a cada semana, tente superá-los;
· Não se pese diariamente, pois isso pode gerar ansiedade;
· Nunca baseie-se na balança, pois ela pode mostrar que você não perdeu peso. Mas ao tirar suas medidas, com certeza vai ver que perdeu alguns centímetros.
· Alimente-se com qualidade e não com quantidade;
· Evite comparações, pois cada organismo reage de uma forma.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Suco Desintoxicante

Quer desinchar antes de colocar o teste do biquíni à prova? Então, adote uma alimentação balanceada e tome o suco desintoxicante – à base de frutas e hortaliças – e enxugue o shape.
A nutricionista Claudia Amar, da Onodera do Rio de Janeiro, nos ensina a receita do líquido milagoroso, capaz de deixar seu organismo livre de toxinas . Com isso, a sua dieta pode lhe dar resultados mais rápido.


Ingredientes:1 talo de agrião
1 talo de salsão
1 colher de sopa de salsinha
1 copo de água-de-coco
1 maçã

Modo de preparo:Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Rendimento: 2 copos (75 calorias em cada um).

Dicas:*Consumir o suco logo após o preparo;
* Os vegetais devem ser crus, frescos e bem higienizados;
* Tome o suco 20 a 30 minutos antes das refeições principais;

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

10 dicas para emagrecer




1. Nem pense em pular o café da manhã. Um estudo recente publicado no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que um desjejum balanceado faz com que o corpo estoque menos gordura durante o dia.
2. Nunca fique mais de três ou quatro horas sem comer. "Dessa forma, o organismo libera um neurotransmissor, o peptídeo YY3-36, recém-descoberto, que proporciona a sensação de plenitude gástrica", explica Luciano Teixeira.Você não vai sentir tanta fome na próxima refeição.

3. Procure beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. "O organismo costuma confundir a sensação de sede com a de fome", avisa o endocrinologista Filippo Pedrinola, da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade, de São Paulo.

4. Abasteça a geladeira com iogurtes de polpa de fruta, pudins e gelatinas light. Eles ajudam a aliviar o desejo por doces.

5. "Entre uma garfada e outra, experimente descansar os talheres na borda do prato. Por incrível que pareça, a técnica faz você mastigar mais devagar e a saciar-se com menos", ensina Luciano.

6. Você vive presa em congestionamentos? Então, carregue sempre um "pronto-socorro" na bolsa, com alimentos leves, como barrinhas de cereais, bolachas integrais ou frutas secas.

7. Se você mora sozinha ou é a única da casa que necessita de controle alimentar, invista em congelados light. "Os pratos em geral são individuais e têm entre 200 e 300 calorias", aconselha o endocrinologista e nutricionista Wilmar Accursio, de São Paulo.

8. Não coma lendo ou vendo televisão. A distração faz com que você abuse das quantidades.

9. "Para evitar o ataque voraz a biscoitos e bolachas no escritório no meio da tarde, programe dois lanches saudáveis em vez de um só: um iogurte ou uma fruta às 15 horas e uma barra de cereal ou uma fruta às 17 horas", recomenda o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, de Porto Alegre.

10. Mantenha na geladeira saladas higienizadas e legumes congelados. Assim não dá preguiça de preparar uma refeição leve.

Vagas de trabalhos na internet: Moda, tecnologia, meio ambiente e muito mais